Home » Qual transformador utilizar em sistemas fotovoltaicos?

Qual transformador utilizar em sistemas fotovoltaicos?

transformador

No Brasil, é comum o inversor utilizado no sistema de energia solar ter uma tensão nominal diferente da rede elétrica onde está sua instalação, afinal, é possível encontrar baixas tensões como 110V, 115V, 120V, 127V, 208V, 220V, 254V, 380V até 440V em diferentes partes do território nacional. 

Em pequenos sistemas de microgeração (até 75kW), os transformadores, em sua maioria, transformam um nível de baixa tensão para outro nível de baixa tensão e são chamados de BT-BT.

No entanto, existem diversos tipos de transformadores: monofásico, trifásico, a óleo, a seco, isolador e autotransformador. Qual desses você deve utilizar em sistemas fotovoltaicos?

Quantidade de fases:

Inversores monofásicos devem utilizar transformadores monofásicos. Inversores trifásicos utilizam transformadores trifásicos. Nos sistemas bifásicos utilizamos os inversores monofásicos que podem ser utilizados tanto entre Fase-Fase ou Fase-Neutro desde que a tensão nominal do inversor seja atendida, por isso muitas vezes não há a necessidade de utilizar transformador nestes casos.

Método de arrefecimento:

Os transformadores BT-BT possuem sistema de arrefecimento a seco porque, geralmente, ficam dentro da casa das pessoas e precisam ser seguros. Os transformadores a óleo podem causar grandes prejuízos, visto que o óleo é um material tóxico e altamente inflamável. Assim, eles devem ser utilizados somente em locais previamente preparados, como subestações.

Transformador isolador ou Autotransformador?

O transformador isolador é um equipamento que apresenta um fator de segurança e de transformação mais confiável e eficaz para sistemas mais sensíveis a harmônicas, correntes residuais e transientes em geral. Ele possui dois enrolamentos separados, isto é, enrolamento primário e secundário, o que implica no tamanho dele. Sua aplicação é voltada para equipamentos que exigem uma alimentação com propriedades de tensão e corrente mais puros possíveis.

Já o autotransformador é indicado para adequações de tensões de forma mais simples, para alimentar máquinas e equipamentos convencionais. Ele possui apenas um enrolamento em um núcleo laminado. Por isso, os autotransformadores são sempre menores fisicamente que os transformadores isoladores. Como o autotransformador se utiliza de apenas um enrolamento e é menor fisicamente, utiliza menos material e, consequentemente, seu custo e suas perdas são menores comparadas aos transformadores isoladores.

Mesmo sendo um equipamento com custo de aquisição maior, o transformador isolador oferece uma maior segurança à instalação em geral (tanto para a rede de energia/concessionária quanto para o inversor) e também garante um fornecimento de energia com maior qualidade, por conta do seu filtro presente na transformação da tensão entre primário e secundário.

Ainda não adquiriu seu sistema solar fotovoltaico? A Tok Solar é especialista em energia solar. Confira nossas soluções e faça um orçamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *