Home » Diferenças entre energia solar e aquecedor solar

Diferenças entre energia solar e aquecedor solar

energia solar e aquecedor solar

Apesar de serem duas soluções sustentáveis, a energia solar e o aquecedor solar apresentam estruturas e finalidades completamente diferentes. Portanto, ao decidir instalar um sistema de captação de energia, é preciso entender suas funcionalidades, exigências e quais resultados podem ser obtidos pelos sistemas com painel solar.

Ao realizar uma comparação dos benefícios do painel solar fotovoltaico, o sistema de aquecedor solar pode se destacar pela sua praticidade em relação ao uso e armazenamento de água quente para a utilização em chuveiros, pias e piscinas, etc. No entanto, as duas tecnologias não são dependentes, ou seja, podem ser instaladas de forma individual ou podem atuar em conjunto, já que a geração de eletricidade por meio do painel solar fotovoltaico possui condições de abastecer toda rede de energia do prédio e alimentar todos os equipamentos eletrônicos, inclusive, as fontes de aquecimento de água.

Por outro lado, a primeira confusão é achar que o sistema de aquecedor solar usa da mesma técnica de produção de energia que a energia solar. Por isso, é importante entender as diferenças entre energia solar e aquecedor solar.

1. Finalidades diferentes

Gerar Energia Solar

A técnica para o aquecedor solar conta com painel solar, mas não existe a transformação da energia solar. A estrutura faz captação da energia solar para o aquecimento da água que pode ser utilizada em toda rede como banheiro, cozinha ou piscina.

Já no sistema de energia solar por meio do painel solar fotovoltaico é realizada a transformação da luz e calor do sol em eletricidade, que pode ser utilizada em qualquer equipamento como televisão, aparelho de som, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, lâmpadas e ar-condicionado e, inclusive, nos aparelhos de aquecimento de água como chuveiro, torneiras e abastecimento da piscina, entre outros.

2. Redução de gastos

reduzir gastos

A vantagem da energia solar é que, além de conseguir reduzir sua conta de energia em até 95%, todo gasto que seria com a conta de luz pode ser revertido para outra finalidade. Além disso, ainda há a proposta de créditos de energia para utilização no próprio local ou em outras unidades do mesmo proprietário por um período de até 60 meses. 

Já com a utilização do aquecedor solar é possível reduzir apenas os gastos referentes ao sistema de aquecimento da água.

3. Instalação

instalação

O sistema de aquecedor solar é um processo hidráulico formado por um coletor solar e por um reservatório conhecido como boiler, que armazena a água que passa pelo coletor solar, que geralmente é feito de vidro e possui tubulação interna feita de alumínio, inox ou cobre para permitir o aquecimento. Todo processo de aquecimento aproveita o calor do sol.

A instalação do aquecedor solar se conecta diretamente na rede hidráulica do imóvel, que precisa de uma estrutura específica de encanamento para suportar o sistema de aquecimento. Caso não exista nenhuma estrutura, serão necessárias obras para concluir toda a instalação. Além disso, é preciso estabelecer um determinado espaço para o reservatório que possui amplas dimensões.

Já a energia solar captada por meio de painel solar fotovoltaico transforma a radiação da luz do sol em eletricidade por meio de cada painel solar, que pode ser instalado em diversas áreas. 

A instalação do sistema pouco interfere na estrutura do local que foi escolhido, uma vez que o painel solar fotovoltaico, o inversor, todos os cabos e dispositivos são instalados na rede elétrica que o próprio local já possui, reduzindo o tempo de instalação e possíveis alterações.

4. Manutenção

instalação de energia solar

O sistema de aquecedor solar exige uma manutenção periódica a cada seis meses e envolve a instalação do painel solar e de toda rede hidráulica. Os procedimentos envolvem a lavagem e a limpeza dos coletores solares, o esgotamento da água do reservatório e a avaliação do termostato e da resistência, além da avaliação e consertos na tubulação ou troca de vidro da placa solar.

Já na produção de energia solar, o custo com manutenção é praticamente zero, já que se limita a limpeza do painel solar fotovoltaico, quando necessário, com água e uma esponja não abrasiva. Além disso, a instalação correta pode reduzir a necessidade e a frequência de manutenção do sistema de painel solar fotovoltaico. Outro diferencial é que a chuva já faz boa parte da manutenção de sistema de captação por painel solar fotovoltaico.

5. Espaço físico

Entenda o que é preciso para instalar energia solar em casa

Em relação a instalação do painel solar, os dois sistemas utilizam o mesmo espaço, geralmente, o telhado. No entanto, o aquecedor solar exige um espaço para o reservatório, que tem grandes dimensões.

Já a geração de eletricidade por meio da energia solar não requer nenhum espaço adicional, utilizando o espaço disponível no telhado.

Logo, a análise deve considerar as particularidades e necessidades de cada projeto, como a quantidade de módulos do painel solar, o espaço disponível, a incidência de luz solar e o estudo de sombreamento.

Ainda não adquiriu seu sistema de energia solar? A Tok Solar é especialista em energia solar. Confira nossas soluções e faça um orçamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *