Home » Como reduzir a conta de luz no meu estabelecimento comercial?

Como reduzir a conta de luz no meu estabelecimento comercial?

conta de luz

Além de adotar equipamentos mais eficientes do ponto de vista energético e adotar boas práticas no consumo, um comércio muitas vezes pode investir em algo que trará resultados excelentes em médio/longo prazo: um sistema de energia solar fotovoltaica. 

Na maioria dos comércios, a conta de luz é uma das maiores despesas. No entanto, com a energia solar, é possível diminuir consideravelmente as despesas com eletricidade. Não se pode reduzir a conta de luz sem pensar em três pontos principais: consumo inteligente, eficiência energética e microgeração.

Consumo inteligente

Consumo inteligente significa usufruir da eletricidade sem desperdícios e nunca deixar aparelhos ligados sem necessidade ou luzes acesas quando não é necessário. 

No comércio, os gastos elétricos, inclusive com iluminação, são diferentes de uma residência. Por outro lado, em um ambiente profissional é possível ter mais controle e estabelecer regras mais aderentes.

Eficiência energética

Já a eficiência energética engloba trocar aparelhos velhos por modelos mais eficientes, com consumo menor, além de estabelecer procedimentos de uso desses equipamentos. 

Em restaurantes e lanchonetes, por exemplo, pode fazer muita diferença a geladeira ou o forno certo. Esses estabelecimentos costumam precisar das geladeiras e dos freezers ligados o tempo todo, assim como é o caso de fornos elétricos. Por esse motivo, equipamentos mais eficientes podem representar uma economia grande de energia. 

Microgeração

A microgeração é a possibilidade de gerar energia no local de funcionamento do estabelecimento. Normalmente, a opção viável é a energia solar com painéis fotovoltaicos, que podem ser instalados nos telhados das lojas, em coberturas de estacionamentos e até mesmo em áreas vazias que tenham incidência direta de luz solar.

O primeiro passo para investir em energia solar fotovoltaica é a avaliação técnica de viabilidade do local. Só depois disso é possível dimensionar o sistema e orçar, para então instalar e desfrutar dos seus benefícios.

Não é impossível se aventurar neste caminho e ir aprendendo com os erros, mas quem busca por mais segurança e não pode desperdiçar dinheiro nem correr riscos, o mais recomendável é contar com o apoio de especialistas desde o primeiro momento, quando a energia solar ainda é uma ideia.

Ainda não adquiriu seu sistema de energia solar fotovoltaico? A Tok Solar é especialista em energia solar. Confira nossas soluções e faça um orçamento!