Home » Como a energia solar pode ajudar o setor de construção a atender as metas de desenvolvimento sustentável

Como a energia solar pode ajudar o setor de construção a atender as metas de desenvolvimento sustentável

energia solar

O setor da construção civil tem uma má reputação quando o assunto é sustentabilidade. Desperdício de energia, descarte inapropriado dos dejetos e desperdício de materiais são apenas alguns dos problemas que dificultam que o setor cumpra as metas de desenvolvimento sustentável. 

Mas existem formas práticas e baratas de mudar esse cenário, e a energia solar fotovoltaica é uma das grandes aliadas nesse assunto. Além de ser uma fonte renovável e limpa, é também uma energia extremamente barata (para não dizer gratuita). 

Neste artigo, você entende de que forma a luz solar pode contribuir para um canteiro de obras muito mais sustentável. Dessa forma, você se transforma na solução, sendo um agente que vai ajudar o país a alcançar as metas de desenvolvimento sustentável da ONU. 

O impacto que a atividade humana tem sobre os recursos naturais da Terra instigou os representantes de 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a se unirem e assinarem um acordo chamado “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

O documento reuniu pautas que precisavam de uma mudança urgente, em temas que abrangem desde a distribuição de renda até o saneamento básico, passando por temas econômicos, sociais e ambientais. No total, foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parceiras e meios de implementação 

A ideia era que, de 2015 até 2030, os países signatários implementassem medidas concretas para melhorar sua relação com a sustentabilidade em um sentido amplo. Como você notou na lista acima, a 7ª meta de desenvolvimento sustentável envolve a energia. 

Mais especificamente, os países signatários do acordo se comprometem a ações concretas, como “assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia” e aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética. 

Também é compromisso desses países expandir a infraestrutura e investir em tecnologias mais modernas para os serviços de fornecimento de energia. O acordo tem foco especial sobre os países em desenvolvimento, como o Brasil. 

Atualmente, a matriz energética brasileira é composta majoritariamente por combustíveis fósseis. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 31,9% da energia brasileira vem da queima do petróleo e seus derivados. 

Em paralelo a essas fontes mais tradicionais de geração de energia, temos a energia solar. Essa tecnologia permite aproveitar a energia dos raios solares, que pode ser usada para aquecer a água de chuveiros, torneiras e piscinas, ou sendo transformada em energia elétrica para abastecer todas as necessidades de uma indústria, comércio, propriedade rural ou condomínio residencial. 

Falando em sustentabilidade, a primeira grande vantagem da energia solar é o fato de ser produzida a partir de uma fonte renovável. Todos os dias, o Sol ilumina a Terra com a sua luz.

Por esses motivos, a energia solar fotovoltaica é uma das grandes apostas para ajudar o país a alcançar as metas de desenvolvimento sustentável acordadas no documento assinado em 2015. 

Custos

Os custos de implementação da energia solar são uma das maiores objeções de compra do sistema de energia fotovoltaico. No entanto, essa objeção não resiste às contas feitas na ponta do lápis. 

A energia solar pode fazer um empreendimento economizar até 95% de sua conta de energia. Assim, em poucos anos, o valor do investimento é compensado e você passa a ter lucro sobre o sistema fotovoltaico. 

Além disso, existem linhas de crédito específicas para o financiamento de sistema solar fotovoltaico que cobrem até 100% do projeto e têm condições interessantes de pagamento.

Ainda não adquiriu seu sistema de energia solar? A Tok Solar é especialista em energia solar. Confira nossas soluções e faça um orçamento!