Home » 5 estádios no Brasil que usam energia solar

5 estádios no Brasil que usam energia solar

  • by
estadio

Os estádios são empreendimentos que consomem muita energia durante os eventos, principalmente nas atividades noturnas. Como são locais de consumo concentrado em determinado período, eles também criam demandas extras para o sistema público de geração e transmissão de energia elétrica, o que torna oportuna a existência de um sistema próprio de energia, que pode ser injetada no sistema, compensando o consumo transitório provocado.

Durante a Copa do Mundo de 2014, o governo brasileiro investiu na ideia de transformar os estádios em verdadeiras usinas solares de geração de energia. Confira os cinco estádios no Brasil que usam energia solar:

Mané Garrincha

Brasília ganha ala no aeroporto, mas falta transporte público - Rede Brasil  Atual

O estádio Mané Garrincha conta com uma usina de 15 mil metros quadrados com capacidade de geração de energia de 3 mil MWh por ano, sendo capaz de abastecer o equivalente a 60 mil residências por ano.

Mineirão

Construída em parceria com a Cemig, a Usina Solar Fotovoltaica tem capacidade de geração de 1.800 MWH por ano, volume equivalente ao consumo médio de 1.400 casas. O sistema é composto por 6.000 células de silício cristalino instaladas em 9.500 metros quadrados de área na cobertura do estádio. Toda a energia gerada no local é injetada na rede de distribuição da CEMIG para ser comercializada.

Arena Pernambuco

Usina Solar abastece 30% do consumo de energia da Arena

A usina na Arena Pernambuco é composta por dois sistemas, o Sistema Central e o Sistema Campo, e foi instalada numa área de 15 mil metros quadrados. O Sistema Central possui potência de 959 kWp e o Sistema Campo, 51 kWp, capacidade suficiente para gerar 1.500 MWh por ano, o que equivale ao consumo de seis mil habitantes.Toda energia gerada pela usina e não utilizada pela arena é injetada na rede de distribuição da Celpe.

Maracanã

A usina solar no Maracanã foi inaugurada em 2014 e tem uma capacidade instalada de 400 kWp, capaz de produzir cerca de 500 MWh por ano, o equivalente ao consumo de 240 residências. O projeto conta com 1.552 módulos fotovoltaicos instalados sobre uma estrutura metálica que sustenta a cobertura de lona tensionada do estádio, em uma área de 2.380 metros quadrados.

Pituaçu

Usina Solar do Estádio de Pituaçu - AULAS DE ENERGIA

O Estádio de Pituaçu, em Salvador, foi o primeiro estádio de futebol da América Latina a utilizar o sistema de geração solar. Na configuração do sistema de geração foram utilizados 2.292 módulos fotovoltaicos, 52 inversores, três salas elétricas para os inversores e instalados sistema de medição e aquisição de dados elétricos e ambientais. A usina solar de Pituaçu possui capacidade para gerar 630 MWh por ano, o que equivale ao abastecimento de 525 residências. 

Ainda não adquiriu seu sistema de energia solar? A Tok Solar é especialista em energia solar. Confira nossas soluções e faça um orçamento!