Home » Energia solar: 5 construções sustentáveis para se inspirar

Energia solar: 5 construções sustentáveis para se inspirar

  • by
construções sustentáveis

Além das usinas, muitos prédios passaram a adotar a sustentabilidade como referência nos seus projetos. Assim, foi criado um padrão de sustentabilidade chamado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que avalia  7 dimensões, incluindo: espaço sustentável; eficiência do uso de água; materiais e recursos; energia e atmosfera; qualidade ambiental interna; créditos de prioridade regional; e inovação e processos.

Desse modo, prédios autossuficientes e condomínios verdes, além dos processos de construção e da posterior operação, são avaliados pela amplitude de sua sustentabilidade. Confira cinco construções sustentáveis para você se inspirar!

India Tower – Mumbai, Índia

Energia solar: 5 grandes construções sustentáveis para se inspirar

Considerado um dos 10 edifícios mais sustentáveis do planeta. O prédio, cujo estilo é conhecido como “desalinhado”, possui 301 metros de torre.

Seu projeto arquitetônico considerou, em especial, a reutilização da água da chuva, a proteção solar, uma excelente iluminação ao longo de todo o dia e a ventilação natural. Adota, além disso, algumas áreas com vistas ao desenvolvimento de tecnologias verdes, além de produção de materiais ecológicos.

BMW Welt – Munique, Alemanha

BMW Welt - O centro nevrálgico da BMW em Munique

Também considerado um dos edifícios mais sustentáveis do planeta, o BMW Welt é uma edificação multifuncional que visa passar para o público a imagem da empresa, voltada para inovação, tecnologia e progresso.

O sistema de energia solar fotovoltaico instalado no prédio permite gerar mais de 800 kW.

Bank of America Tower, One Bryant Park – Nova Iorque, EUA

Os LEED's de Nova York:

Este foi o primeiro edifício em todo o mundo a receber a certificação ambiental LEED Platinum.

Considerado uma das arquiteturas mais eficientes do mundo, foi construído, em sua maior parte, com materiais reciclados e provenientes de fontes renováveis.

Os interiores foram todos projetados para aproveitamento máximo da luz solar na iluminação e na obtenção de energia.

Crystal Island – Moscou, Rússia

plans for Crystal Island, Moscow | Eco architecture, Green building,  Building

O projeto possui uma escala sem precedentes no mundo, com uma área de 2,5 milhões de metros quadrados. Trata-se de uma verdadeira cidade autossuficiente, contando com residências, escritórios e centros culturais.

Por meio de painéis solares e turbinas eólicas, o prédio produz toda a eletricidade de que necessita, além do calor, que é manejado pela própria estrutura.

Burj Al-Taqa – Dubai, Emirados Árabes

Energy Tower - Burj Al-Taqa by Gerber Architekten - Architizer

É uma edificação grandiosa e autossustentável, abastecida por energia solar e eólica. Possui uma área de 32 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos e uma turbina eólica de 60 m de altura, instalada no topo do prédio.

Situada à beira-mar, a construção se utiliza de água do mar para seus processos de refrigeração interna. O prédio possui ainda um brise (quebra-sol) giratório, capaz de acompanhar o movimento do sol.

Ficou interessado? A Tok Solar é especialista em energia solar. Confira nossas soluções e faça um orçamento!